Porque o WhatsApp é importante

0 Comments

 


O que o Facebook faz com o WhatsApp pode mudar a forma como fazemos compras e usamos a internet para sempre.

O WhatsApp está sendo remodelado diante de nossos olhos. Observe o que acontece porque mesmo que você não use o aplicativo de mensagens, as mudanças podem mudar a direção da internet.

Talvez nunca antes uma propriedade online tenha sido tão popular e ganhasse tão pouco dinheiro. Mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo usam o WhatsApp regularmente para enviar mensagens de texto ou fazer chamadas telefônicas, mas quase não gera dinheiro para o Facebook, que possui o WhatsApp desde 2014.

Isso porque o WhatsApp é principalmente um aplicativo de comunicação pessoal, e o Facebook não ganha dinheiro com esse bate-papo em grupo com seus primos. Isso parece prestes a mudar. Com hesitação, inclusive concordando em comprar uma start-up de atendimento ao cliente na segunda-feira, o Facebook está tentando usar seu manual de marca registrada para refazer o WhatsApp em uma forma inevitável de as empresas interagirem conosco.

Se o Facebook descobrir, o WhatsApp pode mudar a forma como fazemos compras e usamos a internet para sempre - como fizeram a principal rede social da empresa e o Instagram. Do contrário, o Facebook terá um fracasso espetacularmente popular. O resultado definirá tendências para nossas vidas digitais e determinará quais negócios prosperam ou não.

Para entender o WhatsApp, você precisa saber sobre o manual de três etapas do Facebook e por que ele está quebrando.

Em primeiro lugar, o Facebook é um bom espaço para as pessoas se encontrarem. Essa era a rede social original do Facebook, então comprou espaços como Instagram e WhatsApp.

Quando muitas pessoas estão lá e confortáveis, o Facebook permite que as empresas se misturem com as pessoas e talvez tentem vender tênis ou lençóis. Etapa três, a empresa encontra maneiras de fazer com que essas empresas paguem para alcançar as pessoas. Esse é o bilhete para a riqueza.

Com sua rede social principal e o Instagram, as empresas pagam o Facebook comprando anúncios. Outro aplicativo de mensagens do Facebook, o Messenger, também começou a trilhar esse caminho. Mas o Facebook decidiu que os anúncios provavelmente não são a melhor opção para o WhatsApp . E não sabe exatamente o que mais fazer quando precisa se desviar de seu plano de três etapas.

As duas primeiras etapas deram certo com o WhatsApp. O aplicativo não é muito usado nos Estados Unidos, mas em muitos países é a melhor maneira de manter contato com amigos e familiares. E as empresas estão usando o WhatsApp para receber pedidos de produtos ou responder às perguntas dos clientes.

Só que o Facebook ainda não descobriu como aprimorar esses hábitos , refiná-los, espalhá-los para mais empresas e ganhar dinheiro com isso. Essa terceira etapa é complicada. É animador, realmente, ver o grande e poderoso Facebook se atrapalhando um pouco no escuro.

Com a compra planejada da Kustomer, uma start-up que ajuda empresas a fazer atendimento ao cliente por aplicativos de chat, você pode ver que o Facebook quer que o WhatsApp seja uma versão de call centers para clientes. Ele também está tentando fazer do WhatsApp um catálogo do século 21 , ou talvez uma moeda digital .

Tudo parece plausível. Claro, o WhatsApp pode ser o melhor fórum para as companhias aéreas remarcarem seus voos e para você dar uma olhada nos jeans Levi's e comprar uma peça no aplicativo de chat. O WhatsApp pode ser a única presença online para muitas empresas. Ou talvez nada disso se espalhe amplamente. Não sei, e talvez pela primeira vez em sua história, o Facebook também não saiba.

A direção do WhatsApp é importante porque se trata de nós.

Pense em como o Facebook e o Instagram mudaram a forma como muitos de nós interagem uns com os outros e encontram informações, influenciou a maneira como as empresas nos interessam por seus produtos e talvez reconecte nossos cérebros.

O WhatsApp é tudo de novo, mas potencialmente mais profundo porque o aplicativo é mais popular em países onde os hábitos de internet são relativamente novos. O WhatsApp na Índia pode mudar todo o setor de varejo de maneiras que não podemos imaginar. Pode influenciar a forma como os governos planejam suas moedas.

Ou, novamente, o WhatsApp poderia permanecer extremamente popular, mas nunca cumprir as esperanças do Facebook. Não tenho certeza de qual resultado queremos, mas prestarei muita atenção de qualquer maneira.

Por Shira Ovide
Fonte: nytimes


Artigos Relacionados

Nenhum comentário:

Olá! Obrigada por sua visita e atenção!
Agora deixe um recadinho para mim ok? =)